Prevenção

Uma das áreas de intervenção da ARRISCA é a Prevenção e Promoção da Saúde.
bt_bb_section_bottom_section_coverage_image

Uma das áreas de intervenção da ARRISCA é a Prevenção e Promoção

da Saúde – nos quatro níveis a saber:

  • Universal – Dirigida à população em geral ou subgrupos da população. Ações de Sensibilização e de Prevenção em juntas de freguesia, clubes desportivos, escuteiros e outros recursos comunitários;
  • Seletiva – Dirigida a grupos que partilham fatores de risco, sendo o nível de risco variável entre indivíduos. Ações de sensibilização em Centros de Desenvolvimento e Inclusão juvenil, grupos de jovens, etc;
  • Indicada – Definida tendo em conta a avaliação do risco individual, dirigida a indivíduos que apresentam alguns fatores de risco ou sintomas que sugerem uma perturbação. Acompanhamento de jovens com comportamentos aditivos em sessões de prevenção seletiva individualizada encaminhados pela Comissão de Dissuasão da Toxicodependência, escolas, lares residenciais etc.

Os grupos alvo da intervenção na prevenção seletiva e indicada, são:

  1. a) Jovens com comportamentos desviantes;
  2. b) Grupos vulneráveis em bairros socialmente desfavorecidos;
  3. c) Famílias problemáticas / em risco / em situação de vulnerabilidade;
  4. d) Frequentadores de Espaços Recreativos;
  5. e) Jovens em situação de abandono escolar / jovens em situação de insucesso escolar ou que estejam em risco de desistir.
  • Prevenção ambiental, com a participação no Fórum Regional do Álcool FRAS, cujo compromisso vai para além do normal acompanhamento de pessoas com abuso e dependência de álcool, visa também contribuir com pareceres para criação de estratégias para alteração dos ambientes culturais, sociais, físicos e económicos, que interferem nas escolhas individuais, tais como pareceres relativamente a propostas de alteração da legislação, licenciamentos, etc.

Toda a sua atuação no eixo da Prevenção e Promoção da Saúde tem como objetivos:

  1. Aumento dos fatores protetores e a diminuição dos fatores de risco;
  2. Aumento do conhecimento sobre o fenómeno dos consumos de substâncias psicoativas lícitas e ilícitas de forma a promover decisões, escolhas e estilos de vida responsáveis
  3. Aumento da literacia em saúde com o empoderamento individual.

Grupos – Alvo e contextos de intervenção

No que diz respeito à Prevenção os contextos de intervenção são a família, a escola e a intervenção na comunidade.

  • Meio Familiar

Formação a pais pela Equipa de formação em comportamentos Aditivos, dependências e comorbilidades. Exemplo: Associação de pais, etc.

  • Meio escolar

Porque as intervenções em meio escolar devem focalizar uma abordagem global, através do envolvimento dos vários parceiros da comunidade educativa e da sociedade.

Nos programas de prevenção para alunos, 3º ciclo e secundário com o objetivo de melhorar competências sociais, comunicação, relações de pares, eficácia, assertividade e resiliência, perceção do risco, gestão das emoções, etc. Exemplo: intervenção nos 8º anos com Prevenção do Uso de Substâncias Psicoativas e no secundário: Prevenção dos Riscos na Viagem de Finalistas: Kit de Sobrevivência.

Este eixo inclui intervenção nos Centros de Desenvolvimento e Inclusão Juvenil, ensino profissional e no universitário.

  • Meio laboral

Formação nas empresas e IPSS pela Equipa do serviço de Promoção da Saúde e Empoderamento da Comunidade

  • Intervenção na Comunidade

Projetos Comunitários dirigidos à população em geral e a grupos – alvos específicos, tais como pais, jovens escuteiros, catequese, grupos desportivos

  • Intervenções em contextos recreativos, com carácter preventivo, com vista a reduzir os riscos associados ao consumo de substâncias psicoativos ou deles decorrentes, como sejam acidentes de viação, relações sexuais desprotegidas ou não desejadas, situações de violência ou outros comportamentos desajustados, sem esquecer a dissuasão dos consumos, nomeadamente nos grupos etários mais jovens – ARRISCA CHILL ZONE. A intervenção a este nível tem uma abordagem ao nível da prevenção seletiva e indicada, e articula com o RRMD e o tratamento (Ex: encaminhamento, intervenção em crise, etc.).
  • Espaço do Adolescente -Café Verde

Espaço de promoção da saúde e de prevenção de comportamentos de risco. (Implementação condicionada a financiamento).